Confiança para Mudar Torres Vedras - Programa Eleitoral e Manifesto

Uma força de luta, uma intervenção credível e séria, uma gestão democrática, transparente e participativa em defesa do Poder Local e da sua autonomia.

 - Compromisso com a reposição das freguesias onde as populações assim o desejem.
 - Defesa de serviços públicos e do acesso à saúde, à educação, à cultura, à protecção social, à habitação e à mobilidade.
 - Melhoria do Ambiente e defesa do Património Natural
 - Valorização dos trabalhadores das autarquias locais, dos seus direitos e condições de trabalho.
 - Contra a precariedade e defesa das 35 horas de trabalho semanal.




A CDU defende um projecto autárquico com Gestão Participada

 - Incentivar e generalizar a participação e intervenção das populações nas decisões do município;
 - Proporcionar parcerias com Juntas de Freguesia, Associações e outras instituições do Concelho;
 - Criar um gabinete de Apoio e Formação para a gestão de projetos no Concelho, com valências junto das Associações e Juntas de Freguesia.
- Respeitar a autonomia das Juntas da Freguesia e das Associações para que deixem de ser “pedintes” e passem a ser parceiros essenciais no desenvolvimento do concelho;
 - Potenciar a existência de Organizações de Moradores (Bairros e Aldeias) e Grupos Comunitários (nas áreas do Desporto, Educação, Juventude, Reformados, Cultura), para reuniões públicas com técnicos e representantes de instituições com trabalho no território;
 - Promover reuniões descentralizadas, em horário pós-laboral e que sejam publicitadas de modo a incentivar a sua participação


Coesão Territorial como um elemento central da governação autárquica

 - Defender o Ordenamento do território, contra a especulação imobiliária e contra os falsos interesses municipais;
 - Concluir a rede de saneamento no concelho com a separação de águas residuais e pluviais, assim como a redução das perdas e fugas de água potável;
 - Promover a participação da população nas decisões de ordenamento de território e planeamento urbano;
 - Criar medidas para o rejuvenescimento do edificado nas aldeias, vilas e cidade, revitalização do comércio tradicional;
 - Dotar o Concelho de estruturas de apoio à actividade turística e hoteleira.
 - Incentivar parcerias entre empresas turísticas instaladas no Concelho com associações e produtores locais.
 - Reforçar a vertente costeira, melhorando caminhos e criando passeios para o seu usufruto de forma contínua desde a Foz do Sizandro ao Alcabrichel.
 - Incentivar a revisão da oferta de transportes públicos e melhoria das condições de ligação entre freguesias e cidade.
 - Recuperação e/ou requalificar vias de circulação com a criação de corredores cicláveis, de modo a permitir a utilização de bicicletas.


Mobilidade – Um plano para Torres Vedras

Para a CDU, a mobilidade tem como ponto central de todas as medidas o bem-estar de cada cidadão no usufruto do concelho onde vive.
 - Rever o Plano de Estacionamento. Defesa de um estacionamento público que não seja pago em toda a cidade e da construção de edifícios com estacionamento necessário;
 - Defender a complementaridade dos meios de transporte e defesa dos peões;
 - Criar e manter caminhos e passeios na cidade, vilas e aldeias do concelho que permitam a também boa utilização por pessoas com capacidade de mobilidade reduzida;
 - Assegurar uma rede de transportes urbanos que corresponda de forma eficaz às necessidades da população, movidos a energias limpas e promover a utilização regular dos mesmos a custos acessíveis.
 - Exigir junto o poder central a modernização da Linha do Oeste.
 - Criar uma rede de ciclovias a ligar as freguesias com sinalização adequada de modo a poder garantir segurança na utilização deste modo de transporte, bem como a sinalização de caminhos para utilização de forma recreativa.

Cultura Cidadã, para um concelho participativo 

 - Dinamizar uma Cultura Cidadã que permita à população e às novas gerações o tomar de consciência de que o Poder Local é um espaço de intervenção e defesa dos seus direitos.
 - Promover a criação de Jardins e Hortas Comunitárias (organização de moradores em volta de projetos ambientais que visem o desenvolvimento local)
 - Programas de desenvolvimento comunitário entre Rede de Escolas, Associações e Instituições Locais.
 - Garantir a todos os alunos o acesso a experiências, o mais variado possível, de introdução da atividade física, expressão plástica e dramática, dotando os espaços educativos de meios humanos em número suficiente.
 - Construir jardins-de-infância que garantam a possibilidade de frequência do pré-escolar à totalidade das crianças do concelho.
 - Apoiar todas as instituições orientadas para auxílio às pessoas portadoras de deficiência e para a educação especial e as famílias cujas crianças vivem em situações de risco.
 - Trabalhar de forma coordenada nas diferentes atividades organizadas pelas instituições culturais da CM e das associações, com o objetivo de facilitar os contactos entre actores culturais do concelho, de forma a apagar as assimetrias no acesso aos eventos culturais nos diferentes pontos do território.
 - Apoiar o desenvolvimento das actividades de apoio social no espaço concelhio.
 - Apoio à formação de Educadores e Dirigentes Associativos.
 - Promover e desenvolver actividades de defesa do ambiente e a salvaguarda do património natural, histórico e cultural.
 - Reformular os métodos de apoios a colectividades, para que sejam mais transparentes, com critérios compreensiveis e feitos com a participação das coletividades, tanto para eventos, para  o funcionamento regular, como para conservação ou investimento em equipamentos e instalações.


Saúde em Torres Vedras, um esforço comum 

Embora, não sendo uma área de ação direta da Câmara Municipal, esta, não se pode alhear da contínua perda de qualidade e de ofertas de valências que temos assistido ao longo dos anos no nosso hospital.
 - Apoiar a criação de uma rede efetiva de cuidados primários para todo o concelho e exigir a manutenção das extensões dos Centros de Saúde nas freguesias onde existem atualmente com o reforço de meios humanos;
  - Desempenhar um papel ativo e reivindicativo no melhoramento das instituições públicas de saúde no concelho (Centro de Saúde e suas extensões pelas freguesias, CATUS), exigindo a construção de novas instalações nas freguesias que delas necessitam urgentemente;
 - Reivindicar a existência de um serviço de cuidados paliativos.
 - Reivindicar o aumento de valências e de meios para um hospital público com serviços de qualidade e ao serviço das populações.



Com CDU no Concelho de Torres Vedras, Confiança para Mudar

Com o projecto distintivo da CDU, a defesa dos serviços públicos, a participação dos cidadãos no Poder Local, a exigência de critérios de gestão pública democráticos e transparentes, a valorização dos trabalhadores das autarquias locais e dos seus direitos e condições de trabalho são prioridade.

A CDU apresenta um projecto alternativo, com garantia na palavra dada e na prestação de contas às populações. Uma força de luta e intervenção, credível e séria. Os seus eleitos recusam benefícios pessoais, defendendo o Poder Local e a sua Autonomia. Com a CDU, as populações vêem as suas ambições defendidas, com trabalho, honestidade e competência reconhecida.

A reorganização administrativa do território das freguesias criou, um pouco por todo o país, corpos estranhos, no que toca à identidade da população com o poder local. De uma forma geral, o poder ficou mais longe e inacessível, ainda que as freguesias tenham mantido de portas abertas a generalidade das antigas sedes. A CDU foi, desde o início, voz activa contra este processo de reorganização e exige, assim, a devolução das Freguesias às populações, comprometendo-se com a sua reposição onde essa seja a vontade dos cidadãos.

A ofensiva ao Poder Local deve, desta forma, ser travada, de modo a garantir a sua dimensão plural, representativa e participada. O ataque e usurpação à autonomia das autarquias, o empobrecimento democrático imposto ao seu funcionamento e organização, a sonegação de condições financeiras, organizacionais e humanas ao exercício das suas atribuições e competências exigem uma correcção no caminho.

Torres Vedras não é excepção a este quadro. O nível de participação da população na gestão autárquica é cada vez mais diminuto, a possibilidade de acesso a uma cultura cidadã de qualidade  está vedada a quem depende das redes públicas de educação e assistência social, a precariedade na prestação de contas lesa-nos a todos.

O voto na CDU não é só bom para quem o recebe, mas também para quem o dá. A nossa ação ao longo destes anos tem-no confirmado e quanto maior for a força da CDU, melhor ficará o nosso concelho e as nossas freguesias.

É preciso confiança para mudar! Com mais CDU, a partir de 1 de Outubro de 2017, vamos mudar para o bem da população do nosso concelho.

Comentários